Ano A, Primeiro Domingo do Advento

Ambiente: Montar a estrutura do presépio sem as imagens, estas serão trazidas durante o advento, natal até a epifania.

Acolhida: Velinha de papel...

Entrada: Cruz, velas, ramos verdes para compor a coroa do advento.

Ato Penitencial: Entram três pessoas com vestes pretas, tendo nas vestes palavras tais como: vícios, guerra, violência, brigas e rivalidades, egoísmo, corrupção, exploração, discriminação.

Vela da Coroa do Advento: (após a saudação inicial ou após a oração da coleta): Uma pessoa com uma veste verde traz a primeira vela da coroa já acesa ou traz uma vela acesa para que possa acender a primeira vela que já está na coroa do advento. Esta pessoa vem acompanhada de três pessoas vestidas de anjos com três faixas onde está escrito em cada uma delas uma palavra: caridade, justiça e paz.
  1. A pessoa com a vela acende, coloca-a na coroa ou acende a vela que já está lá.
Diz a seguinte frase, ou algo parecido: Bendito sejais, Deus da esperança, pela luz de Cristo, a quem esperamos com toda a ternura do coração
  1. Ajuda as pessoas a tirar a veste preta e a colocar as faixas.
Música da Coroa do Advento: (Durante a entrada da vela e enquanto se trocam as vestes pelas faixas pode-se cantar)
Canto: Uma vela se acende no caminho a iluminar.  Preparemos nossa casa é Jesus quem vai chegar. No advento a tua vinda nós queremos preparar.  Vem, Senhor, que é Teu Natal, vem nascer em nosso lar. (Bis).


Oferendas: Hóstias, Vinho e imagens do presépio (fizemos a opção de montar só a estrutura do presépio e a cada dia vamos completá-lo com as imagens.