Quaresma e Campanha da Fraternidade 2017

Sugestões em geral para a quaresma – Campanha da fraternidade


Preparar um local para montar o ambiente referente à campanha da fraternidade. A cada domingo serão colocados novos símbolos neste local.

Quarta feira de cinzas:
Levar fotos/imagens que representam os biomas brasileiros. Um cartaz grande com o lema da campanha: Cultivar e guardar a criação. Levar também as cinzas que serão usadas na celebração e água.


Domingos da quaresma;

Dividir o cartaz da campanha da fraternidade, ou fazer um cartaz com o desenho de cada bioma e levar cada um em um domingo. Pensamos para todos os domingos o mesmo tipo de símbolos mas variando de acordo com o Bioma:

Primeiro Domingo Mata Atlântica:  Acolhida: pequeno texto falando sobre o Bioma e sobre ações de cuidado de que necessita. Procissão de entrada: Pedaço do cartaz com o Bioma, Fotos/imagens do bioma. Procissão de oferendas: Além das hóstias e do vinho, algum alimento que é encontrado ou produzido pelas populações ligadas ao bioma e sementes ou mudas de plantas. Estas mudas ou sementes não serão do bioma do domingo, mas do bioma do qual faz parte o território da comunidade/paróquia. Se conseguirem muitas mudas e sementes, elas podem ser entregues a todos os que quiserem levar ao final da missa. Se forem poucas podem ser sorteadas. Final: Benção das sementes ou mudas e do alimento. Entrega das sementes ou mudas para os adultos e se houver quantidade suficiente reparte-se o alimento com as crianças.

Segundo Domingo Cerrado:  Acolhida: pequeno texto falando sobre o Bioma e sobre ações de cuidado de que necessita. Procissão de entrada: Pedaço do cartaz com o Bioma, Fotos/imagens do bioma. Procissão de oferendas: Além das hóstias e do vinho, algum alimento que é encontrado ou produzido pelas populações ligadas ao bioma e sementes ou mudas de plantas. Estas mudas ou sementes não serão do bioma do domingo, mas do bioma do qual faz parte o território da comunidade/paróquia. Se conseguirem muitas mudas e sementes, elas podem ser entregues a todos os que quiserem levar ao final da missa. Se forem poucas podem ser sorteadas. Final: Benção das sementes ou mudas e do alimento. Entrega das sementes ou mudas para os adultos e se houver quantidade suficiente reparte-se o alimento com as crianças.
Terceiro Domingo Caatinga:   Acolhida: pequeno texto falando sobre o Bioma e sobre ações de cuidado de que necessita. Procissão de entrada: Pedaço do cartaz com o Bioma, Fotos/imagens do bioma. Procissão de oferendas: Além das hóstias e do vinho, algum alimento que é encontrado ou produzido pelas populações ligadas ao bioma e sementes ou mudas de plantas. Estas mudas ou sementes não serão do bioma do domingo, mas do bioma do qual faz parte o território da comunidade/paróquia. Se conseguirem muitas mudas e sementes, elas podem ser entregues a todos os que quiserem levar ao final da missa. Se forem poucas podem ser sorteadas. Final: Benção das sementes ou mudas e do alimento. Entrega das sementes ou mudas para os adultos e se houver quantidade suficiente reparte-se o alimento com as crianças.

Quarto Domingo Pantanal:   Acolhida: pequeno texto falando sobre o Bioma e sobre ações de cuidado de que necessita. Procissão de entrada: Pedaço do cartaz com o Bioma, Fotos/imagens do bioma. Procissão de oferendas: Além das hóstias e do vinho, algum alimento que é encontrado ou produzido pelas populações ligadas ao bioma e sementes ou mudas de plantas. Estas mudas ou sementes não serão do bioma do domingo, mas do bioma do qual faz parte o território da comunidade/paróquia. Se conseguirem muitas mudas e sementes, elas podem ser entregues a todos os que quiserem levar ao final da missa. Se forem poucas podem ser sorteadas. Final: Benção das sementes ou mudas e do alimento. Entrega das sementes ou mudas para os adultos e se houver quantidade suficiente reparte-se o alimento com as crianças.

Quinto Domingo Pampa:   Acolhida: pequeno texto falando sobre o Bioma e sobre ações de cuidado de que necessita. Procissão de entrada: Pedaço do cartaz com o Bioma, Fotos/imagens do bioma. Procissão de oferendas: Além das hóstias e do vinho, algum alimento que é encontrado ou produzido pelas populações ligadas ao bioma e sementes ou mudas de plantas. Estas mudas ou sementes não serão do bioma do domingo, mas do bioma do qual faz parte o território da comunidade/paróquia. Se conseguirem muitas mudas e sementes, elas podem ser entregues a todos os que quiserem levar ao final da missa. Se forem poucas podem ser sorteadas. Final: Benção das sementes ou mudas e do alimento. Entrega das sementes ou mudas para os adultos e se houver quantidade suficiente reparte-se o alimento com as crianças.