Ano A – 3º Domingo do Tempo Comum


Ambiente: na frente do altar preparar “mar” e uma praia. Deixar alguns barquinhos de papel no lugar que representa a praia.

Acolhida: preparar alguns barquinhos de papel e convidar quem chega a colocar o nome no barquinho de papel.

Entrada: Levar o círio Pascal na frente, seguido de um cartaz com a frase “o povo que vivia nas trevas viu uma grande Luz”. Colocar o círio Pascal ao lado da mesa da Palavra.

Entrada da Palavra: Pedir a quatro pessoas, se possível com uma veste verde, para acender velas no círio e ir ao encontro da Palavra de Deus. Trazer a Palavra dentro de uma barca, com o que segue escrito: “Igreja: A Barca de Jesus”. Ao chegar ao presbitério, quem preside retira o Lecionário e coloca-o na mesa da palavra, a barca é colocada no mar e as pessoas com as velas ficam ao redor da mesa da Palavra.

Oferendas: Motivar cada um a ofertar a própria vida, respondendo ao chamado de Jesus e simbolicamente entregar seu barquinho a Jesus colocando-o na sua barca.

Depois da Comunhão: Repartir os barquinhos recolhidos e motivar cada um a levá-los para casa para rezar pelo dono do barco para que persevere no seguimento de Jesus.