Ano A, Segundo Domingo do Advento

Ambiente: Montar uma árvore de natal próxima à porta de entrada da Igreja. Não colocar enfeites na mesma.


Acolhida: Vela de papel da cor da vela da coroa do advento.

Entrada: Cruz, velas, lecionário e equipe de celebração.

Ato Penitencial: Uma pessoa com uma veste preta entra com um galho seco e coloca próximo à mesa da Palavra.

Vela da coroa do Advento: Entra uma pessoa com a vela branca já acesa ou com uma velinha acesa para acender a vela branca que já está na coroa do advento. Esta pessoa deve estar com uma veste branca. Juntamente com a pessoa da vela entram pessoas representando as forças vivas (pastorais, movimentos, associações, serviços existentes na comunidade). Cada pessoa vem com uma folha ou uma flor com o nome da força viva e coloca no galho seco de modo que ele fique bem coberto. Enquanto faz-se a entra pode-se cantar como segue abaixo. Ao chegar ao lugar da coroa do advento quem leva a vela pode dizer a seguinte frase ou algo parecido: Bendito sejais, Deus da paz, pela luz de Cristo, a quem esperamos com toda a ternura do coração.  Enquanto isso os representantes das forças vivas colocam as folhas e flores no galho seco.
Canto: A segunda vela acessa vem a vida clarear.  Rejeitemos, pois, as trevas, é Jesus quem vai chegar. No advento a tua vinda nós queremos preparar. Vem, Senhor, que é Teu Natal, vem nascer em nosso lar. (Bis).


Oferendas: Hóstias, vinho, água para o envio das novenas de Natal, imagens do presépio.

Envio dos grupos de novena de natal: Pede-se que quem vai coordenar as novenas de natal se aproxime do presépio. Faz-se a oração de envio e em seguida  a aspersão das pessoas que vão coordenar as novenas.
Sugestão de oração de envio: Senhor Deus de bondade que neste tempo favorável nos concedeis a graça de acolhermos vosso Filho Jesus de forma renovada em nossas vidas e em nossas famílias, dirigi os passos de todos aqueles que vão coordenar as novenas de natal para que possam ajudar principalmente aquelas famílias mais necessitadas e afastadas a sentir a alegria da presença de Jesus em suas vidas. Fortalecei nossas comunidades para que preparando-se para o natal possam acolher com amor a Jesus que está no nosso meio em especial nos mais pequenos, pobres e sofredores. Amém.

Aviso: Pedir que as pessoas tragam enfeites para serem colocados na árvore de natal.