Ano B - Sugestões para o Mês vocacional

Sugestões para o Mês vocacional


1. Em cada semana entregar para os que chegam um folder com uma explicação da vocação lembrada naquela semana, uma oração pela vocação específica e orientações de como a pessoa pode ter mais informações ou acompanhamento se desejar desenvolver sua vocação.
2. Montar na Igreja ambientes que possam ficar durante todo o ano: vocação sacerdotal, vocação ao matrimônio, vocação religiosa e consagrada e vocação leiga, vocação de catequista.
3 na procissão de entrada de cada domingo levar símbolos referentes à vocação. Por exemplo: vocação sacerdotal: estola, vocação ao matrimônio: alianças, vocação religiosa: sandalhas e vocação leiga: vela e roupa batismal, vocação de catequista: livros usados na catequese.
4. No momento da oração da coleta dar um tempo para que as pessoas tragam fotos ou recortes que lembrem a vocação do dia e coloquem em um mural ou cartaz próximo ao presbitério.
5. Nas oferendas levar símbolos do trabalho dos vocacionados na comundiade. Por exemplo: vocação sacerdotal: pão e vinho, vocação ao matrimônio: símbolos de pastorais e movimentos relacionados à família, vocação religiosa e consagrada: os evangelhos e outros símbolos relacionados às famílias religiosas conhecidas pela comunidade e vocação leiga: camisas das pastorais e forças vivas existentes, Vocação de catequista: levar algo que represente as turmas de catequese da paróquia/comunidade.

6. Envio: após a comunhão fazer o envio das pessoas ligadas à vocação lembrada em cada dia. Pode-se fazer o gesto de imposição de mãos, o presidente e a assembléia juntos, uma oração de envio e a aspersão ou unção, enquanto se canta uma música vocacional, como por exemplo “alma missionária” (Senhor toma minha vida nova...)