Ano B - Solenidade de Pentecostes


 Resultado de imagem para pentecostes

Ano B - Solenidade de Pentecostes

Acolhida:
Todos são recebidos com muita alegria e cada um recebe uma pequena vela.

Entrada
Levar o Círio Pascal, sete velas em castiçais com faixas onde estão escritos os dons do Espírito Santo, oito vasilhas com água e a Palavra de Deus.

Ato Penitencial

Após breve monição quem preside coloca o círio pascal dentro de uma das vasilhas com água, as pessoas que trouxeram as velas com os dons do Espírito Santo retiram cada vela do castiçal e fazem o mesmo nas outras vasilhas com água.
Quem preside diz uma oração de benção da água, pode ser a que segue:

“Senhor Deus todo-poderoso, fonte e origem de toda a vida, abençoai esta água que vamos usar, confiantes para implorar o perdão dos nossos pecados, e alcançar a proteção da vossa graça contra toda doença e cilada do inimigo.  Concedei, ó Deus, que, por vossa misericórdia, jorrem sempre para nós as águas da salvação para que possamos nos aproximar de Vós com o coração puro e evitar todo perigo do corpo e da alma. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.”

Após a benção o círio e as velas são colocados nos seus lugares, quem  preside e também aqueles que levaram as velas com os dons do Espírito Santo se espalham pela igreja e fazem a aspersão da assembléia.


Liturgia da Palavra
Antes da proclamação do evangelho, as pessoas que haviam levado as velas com os dons do Espírito Santo pegam os castiçais e fazem um semi-circulo ao redor da Mesa da Palavra.


Oferendas:
Pode-se levar camisetas das comunidades, pastorais, movimentos e associações da paróquia representando as ações movidas pelo Espírito Santo dentro das comunidades pelas forças vivas da paróquia. Onde não há costume de fazer camisetas, pode-se levar bandeiras, ou algum cartaz com os nomes das forças vivas e comunidades. Levem também alguns dons representando o trabalho das forças vivas, juntamente com os dons do Pão e do Vinho.
As camisas ou bandeiras são colocadas sobre o altar, antes dele ser preparado.


Final
Rito para apagar o círio pascal:

Canta-se “oh Luz do Senhor que vem sobre a terra inunda meu ser permanece em nós.”, enquanto todos acendem suas velas no Círio Pascal.

Quando todos tiverem acendido suas velas quem preside faz a oração que segue:
Dignai-vos, ó Cristo, nosso dulcíssimo Salvador, de acender as nossas lâmpadas da fé; que em vosso templo elas refuljam constantemente, alimentadas por vós, que sois a luz eterna; sejam iluminados os ângulos escuros do nosso espírito e sejam expulsas para longe de nós as trevas do mundo. Faz que vejamos, contemplemos, desejemos somente a vós; que só a vós amemos, sempre no fervente aguardo de vosso retorno, Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.

Apaga-se o Círio Pascal e dá-se a benção final própria para a festa de Pentecostes.