Terceiro Domingo da Páscoa - Ano B

Terceiro Domingo da Páscoa - Ano B


Acolhida:
Acolher a todos com alegria, entregar um cartãozinho com o desenho do Cristo Ressuscitado e a seguinte frase: “Vós sereis testemunhas de tudo isso!!” O Senhor Ressurgiu!!

Entrada:
Levar a Palavra de Deus e o Círio Pascal e um cartaz escrito Jesus Ressuscitou.


Reverencia ao Círio Pascal
Após a saudação do Presidente, alguém acende o círio dizendo algo como o que segue:  “Oh Deus de amor e paz, deste-nos a graça de receber a vida nova pela entrega de amor de vosso Filho Jesus, Ajudai-nos a ser testemunhas de tão grande amor em todos os lugares onde estivermos.

Ato Penitencial:
Depois de cada invocação alguém entra com um cartaz enquanto se entoa o refrão:
Piedade (3x) de nós!
Primeiro cartaz: Família
Senhor, perdão por não vivenciarmos vossa ressurreição em nosso lar, deixando de amar e cuidar daqueles que nos destes como família.

Segundo cartaz: Trabalho
Cristo, perdão por não levarmos vossa boa nova de justiça e paz para nossos ambientes de trabalho, perdoa-nos toda injustiça e falta de coragem de agir como cristãos.

Terceiro cartaz: Sociedade
Senhor, perdão pela nossa acomodação, nossa falta de amor e solidariedade com tantos irmãos que sofrem, perdão por não testemunharmos com nossa vida a vossa páscoa.


Depois da Comunhão

Após a oração depois da comunhão, quem preside abençoa a água e faz uma oração de envio como as que seguem. Antes destas orações quem preside lembra o mandato de Jesus de sermos testemunhas da sua ressurreição.

Oração de benção da água:
Senhor nosso Deus, velai sobre vosso povo e ao celebramos a maravilha da nossa criação e a maravilha ainda maior da nossa redenção, dignai-vos abençoar esta água. Fostes vós que a criastes para fecundar a terra, lavar nossos corpos e refazer nossas forças. Por esta água, venha sobre nós o vosso Espírito, para fazer-nos criaturas novas, agora e sempre, por Cristo nosso Senhor. Amém.

Oração de envio:
Senhor Deus de amor e paz, fortalecei  a mente e o coração do vosso povo para que ao voltar para casa consiga testemunhar com a vida e as palavras a certeza da graça que recebemos pela ressurreição de vosso filho. Fazei de vosso povo fiel um sinal permanente do vosso amor por toda a humanidade.

Ao fim da celebração o presidente se dirige à porta principal e asperge aqueles que desejarem. Pode-se cantar a música: “Eu quero te dizer agora que eu já vou-me embora evangelizar.