Segundo Domingo da Páscoa - Ano B

Segundo Domingo da Páscoa - Ano B

Acolhida:
acolher com alegria todos os que chegam entregando um copinho com um pouco de água (a quantidade vai variar de acordo com o número de pessoas que formam normalmente a assembléia)

Entrada:
Levar à frente um pote com carvão e incenso, ou o turíbulo; o círio, a Palavra de Deus, uma vasilha transparente que seja suficiente para conter toda a água que foi repartida.
Ao chegar ao presbitério o círio inicialmente não vai ser colocado no seu suporte mas dentro da vasilha onde vai ser colocada a água.

Reverência ao Círio Pascal
Após a saudação do Presidente ele se aproxima do círio pascal e o incensa. Ao final pode dizer algo parecido com o que segue:  “Oh Deus de bondade e misericórdia que nos destes a graça de receber a salvação pela páscoa de Jesus, dai-nos sempre vossa luz para que as trevas não dominem sobre o vosso povo.”

Após a reverencia ao círio quem preside convida todos a reconhecerem suas faltas em relação a partilha do que tem, e a não levar a luz de Cristo até as pessoas.
Pede, então, que cada um reconhecendo suas faltas façam o gesto de colocar a água como um sinal do que vão fazer em suas vidas: doar, partilhar o que tem em comunidade.

Pode-se cantar um canto penitencial, ou “os cristãos tinham tudo em comum, dividiam seus bens com alegria....”


Liturgia da Palavra:
Cada ministro que for proclamar a Palavra, antes se aproxima do vaso com as brasas ou do turíbulo que foi deixado próximo ao círio e coloca um pouco de incenso, faz a vênia e vai para a Mesa da Palavra.


Após a oração depois da comunhão,  o presidente faz a motivação para que todos sigam o exemplo da primeira comunidade de colocar o que tem em comum. faz-se a oração de benção da água e a aspersão da comunidade preparando para que cada um, voltando para casa, se disponha a partilhar a vida e o que tem com os outros irmãos e irmãs.

Oração de benção da água:
Senhor nosso Deus, velai sobre vosso povo e ao celebramos a maravilha da nossa criação e a maravilha ainda maior da nossa redenção, dignai-vos abençoar esta água. Fostes vós que a criastes para fecundar a terra, lavar nossos corpos e refazer nossas forças. Por esta água, venha sobre nós o vosso Espírito, para fazer-nos criaturas novas, agora e sempre, por Cristo nosso Senhor. Amém.