Semana Santa

Para orientações e normas para a Semana Santa, veja em nosso blog as postagens “Pequeno Manual para a Semana Santa” e “Rubricas para a Celebração da Semana Santa


Domingo de Ramos
Acolhida:
Receber a todos com alegria, preparar ramos para todos os que não trouxeram.

Procissão:
Cruz, velas.

Antes da Liturgia da Palavra:
Entrar com forro da mesa da Palavra e o Lecionário.

Oferendas:
Forro para a mesa da Eucaristia, hóstias e vinho.

Final:
Entregar uma cruz em um cartãozinho para cada um levar para casa.



Segunda Feira
Acolhida:
Entregar o cartãozinho com a cruz para quem não trouxe de casa.

Entrada:
Imagem de Cristo carregando a cruz. Cartazes com imagens e frases sobre a escravidão, as drogas e outros vícios, males que crucificam as pessoas na sociedade.

Ato Penitencial:
Motivar para pensar nos pecados carregados  por Cristo na Cruz. Convidar cada a colocar sua cruz junto à imagem de Cristo.

Oferendas:
Forro, hóstias e vinho.

Final:
Entregar um cartãozinho com uma flor para cada um, ou uma flor de papel.



Terça Feira

Acolhida:
Entregar o cartãozinho com uma flor ou a flor de papel para cada um que chega e que não trouxe de casa.

Entrada:
Entrada da Imagem de Nossa Senhora das Dores. Cartazes com imagens de mães que sofrem pelos seus filhos presos, nas drogas, mortos, etc...

Oferendas:
Forro, hóstias e vinho.

Depois da comunhão:
Fazer uma motivação para a procissão lembrando o sofrimento de Maria e no sofrimento das mães que vêem seus filhos sofrendo. Convidar cada um a entregar sua flor compadecendo-se com a dor de todas as mães representadas em Maria.
Cantar: Bendita sejais, Senhora das Dores, ouvi nossos rogos, mãe dos pecadores.



Quarta Feira

Celebração Penitencial no encontro das imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores

Entrada:
Imagens de Nossa Senhora das Dores e Jesus, água e o Lecionário.

Aclamação:
Gloria a vós o Cristo, Palavra de Deus. (4x)

Leitura: João 19, 25-27
A mãe de Jesus, a irmã da mãe dele, Maria de Cléofas, e Maria Madalena estavam junto à cruz.  Jesus viu a mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava. Então disse à mãe: «Mulher, eis aí o seu filho.»  Depois disse ao discípulo: «Eis aí a sua mãe.» E dessa hora em diante, o discípulo a recebeu em sua casa.

Exame de Consciência:
•          Amei a Deus acima de tudo?
•          Confio tudo a Deus ou quero fazer tudo sozinho?
•          Procuro conhecer, pela oração, à vontade de Deus para a minha vida?
•          Neguei a fé? Duvidei da existência de Deus? Escarneci da religião?
•          Deixei de rezar por muito tempo?
•          Zombei da Igreja, das cerimônias religiosas ou de seus representantes?
•          Roguei pragas? Jurei em falso, ou à toa?
•          Guardo o dia do Senhor para o Senhor ou trabalho desnecessariamente nesse dia?
•          Passei o Domingo na frente da televisão? Faltei na missa nesse mesmo dia?
•          Fui na missa para "cumprir a obrigação"?
•          Fui desobediente aos pais, autoridades ou superiores?
•          Desejei-lhes algum mal, talvez a morte?
•          Tive ódio? Recusei o perdão a quem me pediu?
•          Desejei a morte para mim ou para outros? Ensinei a praticar pecados?
•          Prejudiquei alguém ou tive desejo de prejudicar, enganando no troco, nos pesos e nas medidas, ou roubando?
•          Gastei meu salário com outras coisas, faltando em casa para a comida?
•          Deixei de devolver algo que não me pertence?
•          Paguei com justiça os meus empregados?
•          Falei mal dos outros pelas costas?
•          Prejudiquei alguém com minhas palavras?
•          Fiz juízo errado das pessoas? Duvidei da honestidade de alguém?
•          Ajudei os amigos, parentes ou vizinhos desempregados?
•          Tenho ajudado meus pais idosos com comida ou remédios?
•          Tenho roupas demais?
•          Tenho conversado com meus filhos, ensinando-os a moral cristã?
•          Tenho tido paciência com os erros dos outros?
•          Tenho perdoado com facilidade a quem me ofendeu?
•          Tenho lutas, rivalidades, violências, ambições, discórdias, sectarismos, desentendimentos, inveja, embriaguez?
•          Esforço-me com todo o coração para que Cristo seja conhecido e amado por todos?
•          Reconheço os meus erros e peço perdão?
•          Como mais do que o necessário? Faço jejum?
•          Fui misericordioso?

Benção da água:
Salvai-nos, Senhor! Reuni vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo, para que celebremos o vosso santo nome e nos gloriemos  em vosso louvor.  Inspirai as nossas ações e ajudai-nos a realizá-las, para que em vós comece e para vós termine tudo aquilo que fizermos. Daí pela força do Vosso Espírito que esta água seja para nós sinal da vossa presença e proteção. Concedei que, protegidos com a aspersão desta água, sintamos, pelo poder do Espírito Santo, renovada a juventude da alma e vivamos sempre a vida nova da graça. Por Nosso Senhor. Amém

Oração penitencial:
Meu Deus, pesa-me de todo o coração e arrependo-me do mal que pratiquei e do bem que deixei de fazer, porque, pelos meus pecados, Vos ofendi a Vós, que sois o sumo bem, digno de ser amado sobre todas as coisas. Proponho firmemente, com o auxílio da vossa graça, fazer penitência, não mais tornar a pecar e fugir das ocasiões do pecado. Senhor, pelos merecimentos da paixão do nosso Salvador Jesus Cristo, tende compaixão de mim. Amém

Abraço da Paz:
Feliz daquele que foi perdoado da sua culpa, e absolvido dos seus pecados. Na alegria do Perdão de Deus saudemo-nos com um abraço de Paz.


Proposta de Gesto Concreto:

Benção Final:
Que o Senhor vos abençoe e vos guarde. Amém.
Mostre-vos  o seu rosto e tenha misericórdia de vós. Amém.
Volte para vós o seu olhar e vos dê a paz. Amém.
A benção de Deus Pai, Filho e Espírito Santo desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém.



Quinta Feira
Acolhida:
Entregar um guardanapo para que as pessoas usem como bandeirinha durante os cantos, em especial no glória.

Entrada:
Cruz, Velas,  Santos óleos abençoados na Missa da Unidade. Apóstolos ou pessoas cujos pés serão lavados.

Oferendas:
Bandeja com pão, trigo, suco e uva, cálice e hóstias.

Após a comunhão:
Fazer a transladação do santíssimo para o lugar onde vai acontecer a vigília. Assim que a procissão sai tira-se todos os forros e enfeites do altar e cobrem-se as imagens da igreja.



Sábado Santo
Faz-se uma motivação inicial dentro da igreja convidando todos a irem para o lugar da benção do fogo novo.

Após a benção do fogo, as orações com o círio e depois que este for aceso todos caminham em direção à porta principal da Igreja, quando chegarem, o que preside canta: “Eis a luz de Cristo”, todos respondem: “demos graças a Deus”, a partir daí as pessoas podem acender suas próprias velas no círio. E faz-se a entrada na igreja.

Canta-se a proclamação da Páscoa e a liturgia da Palavra.

Até o glória as luzes ficam apagadas.

Glória:
Muitas crianças com roupas brancas e sininhos se espalham pela igreja enquanto todos cantam.



Domingo de Páscoa

Acolhida:
Acolher com alegria desejando uma Feliz Páscoa e entregar um guardanapo ou bandeirinha para serem usadas na celebração em especial no glória.

Ato Penitencial:
Preparar várias vasilhas para colocar água benta do sábado Santo. Motivar para pensar nas faltas. Passar as vasilhas pela assembléia, cada um segura a vasilha para que o outros se persigne. Quem segura diz: O senhor ressuscitou para te libertar do pecado.

Glória:
Entrada da Palavra de Deus acompanhada de crianças vestidas de anjos com sininhos.


Final: distribuir alguma lembrancinha da Festa da Páscoa.