Quarto Domingo da Quaresma – Ano B

(Deixar o presbitério sem nenhum forro, e sem ornamentação)

Acolhida

Entregar na chegada da igreja um cartãozinho onde está desenhada uma cruz ou uma cruz de papel.

Entrada da Palavra:

Entrar com uma cruz com um pano roxo sobre seus braços, várias velas, um pote de barro, onde houver, leve-se o forro da Mesa da Palavra e a Palavra de Deus.


Após a homilia quem preside convida cada um a pegar a cruz, ou o cartão com a cruz, lembrar-se que foi pela graça de Deus, pela doação de seu Filho na cruz que se manifestou o amor e misericórdia do Pai.
Substituindo as preces da assembléia canta-se uma música de agradecimento enquanto cada um se aproxima da cruz e coloca o seu papel no pote de barro.
Pode-se cantar por exemplo: “Obrigado Senhor, porque és meu amigo


Oferendas:
Levar os forros da Mesa da Eucaristia e os dons do Pão e do Vinho.

Antes da Benção final quem preside convida cada um a receber de volta o cartãozinho ou a cruz e a levar para casa. Lembrar que o próximo final de semana é o último antes da semana santa e em alguns lugares início da semana das Dores. Por isso, convidar cada que levar a cruz para casa a pensar em como pode carregar sua cruz seguindo Jesus.



Música sugerida: Obrigado Senhor:

Obrigado senhor porque És meu amigo / Por que sempre comigo tu estás a falar, a falar / No perfume das flores, na harmonia das cores / E no mar que murmura, o teu nome a rezar / O teu nome a rezar
Escondido tu estas, Jesus, / No verde das florestas, Jesus, / Nas aves em festa, Jesus, / No sol a brilhar, no sol a brilhar /  / Na sombra que abriga / Na brisa amiga / Na fonte que corre ligeira a cantar, / ligeira a cantar
Te agradeço ainda, Jesus, / Por que na alegria, Jesus, / Ou na dor de cada dia, Jesus / Eu posso te encontrar, te encontrar /  / Quando a dor me consome, / Murmuro o teu nome / E mesmo sofrendo, / Eu posso cantar, / Eu posso cantar