Quinto Domingo do Tempo Comum - Ano B

Acolhida: Receber bem as pessoas e entregar um folhetinho pequeno com o nome das pastorais, movimentos, associações, enfim, todas as forças vivas da paróquia, com uma frase que explique brevemente o que cada um faz na igreja. No folheto deve haver um lugar para colocar o nome e marcar a pastoral, movimento, associação, etc. na qual a pessoa tem interesse em servir.

Entrada: Após a cruz e as velas, levar um cartaz com a frase de São Paulo: “Ai de mim se eu não evangelizar!” Alguém leva um recipiente com óleo perfumando que será usado no final.

Oferendas: Antes de se cantar para as oferendas, convidar cada um a olhar o folhetinho que recebeu na entrada, e fazendo ligação com a cura da sogra de Pedro, que, curada passa a servir, convida cada um a pensar que tipo de serviço pode oferecer a Deus, e se poderia se dispor a participar de algum dos serviços já existentes da comunidade.

Final: Fazer a benção do óleo perfumado após a oração depois da comunhão. Depois da benção final, pode-se convidar aqueles que desejarem para se aproximar e receber a unção. Se este gesto for feito deve-se lembrar do seu sentido, a benção de Deus que cura e prepara para a missão, como no caso da sogra de Pedro.

Oração de benção do óleo:


Senhor nosso Deus, Pai de toda a consolação, que por vosso Filho quisestes aliviar as dores dos enfermos, atendei com bondade a oração da nossa fé. Enviai do céu o Espírito Santo Consolador sobre este óleo que Vos dignastes produzir da árvore para refazer as forças do corpo humano. Com a vossa bênção, sirva a quantos forem com ele ungidos de auxílio do corpo, da alma e do espírito, para alívio de todas as dores, fraquezas e doenças. Seja para nós, Senhor, por vossa bênção, óleo santo, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo