Terceiro Domingo do Tempo Comum - Ano B

Ambiente:
Preparar próximo ou no presbitério uma rede de pesca aberta, sobre ela colocar vasilhas de água algumas figuras de peixe.

Procissão de entrada:
Após a cruz processional e as velas algumas pessoas vão entrar levando jarros de água para completar a água que já está nas vasilhas, um barco e alguns cartões que serão colocados sobre a rede. Estes cartões serão usados no final. 

Ato Penitencial:
Fazer depois da homilia. Terminar a homilia fazendo ligação da necessidade de conversão para poder seguir Jesus. Abençoar a água e convidar as pessoas a colocarem a mão na água, num gesto de pedido de purificação. Providenciar várias pessoas com vasilhas para que o gesto não demore.

Oração para benção da água: Ó Deus, pelos sinais visíveis dos sacramentos, realizais maravilhas invisíveis. Ao longo da história da salvação, vós vos servistes da água para fazer-nos conhecer a graça do Batismo. Nós vos pedimos, ó Pai, que por vosso Filho desça sobre esta água a força do Espírito Santo. E todos os que, pelo Batismo, forem sepultados na morte com Cristo, ressuscitem com Ele para a vida. Por Cristo, nosso, Senhor. AMÉM.

Final:
Antes da benção final, lembrar o chamado de Jesus para ser "pescador de pessoas". Quem preside faz a oração de envio, e convida a assembléia a passar perto da rede e pegar um cartão, levar para casa e convidar alguém. O cartão tem uma imagem de Jesus de um lado e do outro um convite para participar das missas.
Após a benção final quem preside fica próximo da rede aspergindo quem quiser no sentido de enviá-los em missão para "pescar pessoas".