Epifania - Ano B

Ambiente:
Preparar, se possível, na frente da Mesa da Eucaristia onde será colocado a imagem do menino Jesus, os castiçais com as velas.

Acolhida: 
Cada membro da assembléia que chega é recebido com muita alegria e é oferecido uma pegada, explicando que ela sugere a semelhança da nossa caminhada até Jesus com a caminhada dos Santos Reis Magos. Pode-se oferecer uma caneta para que cada um possa escrever o próprio nome na pegada.

Entrada:
Vão entrar nesta ordem:
* 5 castiçais com fitas e uma inscrição, representando cada a um a cor de um dos continentes missionários (Verde, África; vermelho, América; branca, Europa; azul, Oceania; amarela, Ásia).
* Lecionário, ou evangeliário.
* Imagem do menino Jesus.
* Equipe de Celebração
Ao chegar no presbitério o lecionário ou o evangeliário é colocado aberto no lugar preparado para o menino Jesus, o menino é colocado sobre ele e as velas são colocadas ao seu redor.

Liturgia da Palavra:
Canta-se um mantra ou um refrão meditativo. Se for o lecionário que estiver sob a imagem o salmista segura o menino Jesus enquanto o leitor retira solenemente o lecionário e depois coloca a imagem de volta. Se for o Evangeliário o gesto se fará no momento da aclamação ao evangelho.

Gesto Final:
Antes da benção final o presidente fará uma monição que lembra a saída dos magos de suas casas para buscarem a Luz do Menino Deus, e fará um convite a cada um para que coloque-se a caminho buscando encontrar-se com Jesus. E explicará que cada um fará um gesto simples que representa esta caminhada colocando a pegada que recebeu no início da celebração junto à caminha da imagem do Menino Jesus.


Sugestão de refrão para a Liturgia da Palavra

Refrão do Salmo 96
Resplandeceu a Luz sobre nós, porque nasceu o Cristo Salvador.

Refrão do Salmo 98
Hoje uma luz brilhou para nós/ Hoje nasceu nosso Rei, o Senhor.