Batismo do Senhor - Ano B

Acolhida:
Pode-se fazer um pequeno cartão como desenho ou formato de uma pomba representando o Espírito Santo. No cartãozinho, pode-se escrever lembrando o que diz no evangelho: “Você também é filho amado, filha amada de Deus.”

Entrada:
Na procissão de entrada pode-se levar alguns símbolos batismais, tais como o óleo, uma veste batismal, e um jarro com água. A água do jarro pode ser despejada em uma vasilha preparada à frente da mesa da Eucaristia.

Ato Penitencial:
A monição de introdução ao Ato penitencial pode ser direcionada à vivência do batismo sugerindo um dos dois gestos seguintes lembrando a água batismal: 1. Após a benção da água faz-se a aspersão da assembléia; 2. Após a benção da água o presidente divide a água em diversos recipientes menores e convida a assembléia a aproximar-se colocar a mão na água e aspergir-se.

Final:
Faz-se a motivação para que a assembléia volte para casa lembrando-se da missão de ser sal e luz no mundo assumindo o batismo. Assim como Jesus começa sua pregação e vida pública  após ser apresentando como “Filho amado do Pai” os membros da assembléia são chamados a voltar para casa e assumir nossa missão.


Oração para benção da água
Bendito sejais, Senhor Deus onipotente, que nos abençoastes e renovastes interiormente em Cristo, água viva da nossa salvação. Concedei que, protegidos com a aspersão ou uso desta água, sintamos, pelo poder do Espírito Santo, renovada a juventude da alma e vivamos sempre a vida nova da graça. Por Nosso Senhor.  Amém.

Ou

Oração dialogada para benção da água
                                            
Cel.: Deus, criador de todas as coisas, que pela água e pelo Espírito Santo destes forma e beleza ao homem e ao universo:
R. Abençoai e purificai a vossa Igreja.
Cel.: Cristo, que do vosso lado aberto na cruz fizestes brotar os sacramentos da salvação:
R. Abençoai e purificai a vossa Igreja.
Cel.: Espírito Santo, que do seio batismal da Igreja nos fizestes renascer como novas criaturas:
R. Abençoai e purificai a vossa Igreja.
Cel.: Esta água nos recorde o nosso Batismo em Cristo, que nos redimiu com a sua paixão e ressurreição.
R. Amém.


Oração de envio
Nós Vos louvamos e bendizemos, Senhor do céu e da terra, que, segundo o desígnio inefável da vossa misericórdia, enviastes ao mundo o vosso Filho, para libertar da escravidão do pecado todos os homens com o seu precioso sangue e enriquecê-los com os dons do Espírito Santo; e, depois de ter vencido a morte, antes de subir para Vós, Pai santo, enviou os Apóstolos como mensageiros do seu amor e do seu poder, para anunciarem a todos os povos o Evangelho da vida e purificarem os crentes na água da salvação.
Olhai benignamente, Senhor, para estes vossos servos, que, fortalecidos com o sinal da cruz, enviamos como mensageiros da salvação e da paz. Dirigi, Senhor, os seus passos com a vossa mão protetora e fortalecei o seu espírito com o poder da vossa graça, para que nunca sejam vencidos pelo cansaço ou o desânimo.
Fazei que ressoem na sua voz as palavras de Cristo, para que os seus ouvintes sejam atraídos à obediência do Evangelho.
Derramai nos seus corações o vosso Espírito Santo, de modo que, fazendo-se tudo para todos, conduzam para Vós muitos fiéis, que Vos louvem sem cessar na santa Igreja. Por Nosso Senhor.
R. Amém.

Benção Final

Deus, que em Cristo manifestou a sua verdade e o seu amor, faça de vós mensageiros do Evangelho e testemunhas do seu amor no mundo.
R. Amém.
Nosso Senhor Jesus Cristo, que prometeu estar presente na sua Igreja até ao fim dos tempos, dirija os vossos passos e confirme as vossas palavras.
R. Amém.
O Espírito do Senhor esteja sobre vós, para que, percorrendo os caminhos do mundo, possais evangelizar os pobres e salvar os corações atribulados.
R. Amém.
Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.
R. Amém.