Quarto Domingo do Tempo Comum - Ano B

Acolhida:
Fazer uma boa recepção a todos que chegam. Orientar quem recebe a procurar saber se há algum visitante, de onde é, agradecer pela presença. Pode-se entregar algum cartão de acolhida, por exemplo, com a frase do salmo 94: “Vinde, exultemos de alegria no Senhor, ao seu encontro caminhemos com louvores, e com cantos de alegria o celebremos”.

Entrada
Além da cruz e velas levar dois cartazes que sejam visíveis  pela Assembléia com as frases: :”Farei Surgir um Profeta, porei em sua boca Minhas Palavras, diz o Senhor” e “Jesus ensinava com autoridade”.

Acolhida:
Após a saudação inicial o presidente pode fazer uma acolhida especial para aqueles que estão visitando a comunidade e procurar saber se alguém recebeu o convite da semana anterior feito com o cartãozinho. Agradecer a presença de todos. Convidar a todos a se cumprimentarem uns aos outros desejando uma boa celebração.

Pode-se cantar: “Só porque você veio é festa no céu, é festa aqui. Com um aperto de mão, um abraço apertado, um sorriso bem largo, vamos louvar ao Senhor, ele está aqui, está ao seu lado.”


Benção Final:

Neste ano o dia de São Braz acontece na semana que segue. Por isso, pode-se fazer a benção da garganta no final da celebração.

Faz-se, primeiramente, a oração para toda a assembléia, em seguida, a benção final.
Todos são convidados a passar junto ao presbitério para receber a benção com as velas.
Se a assembléia for muito numerosa o padre pode pedir a alguns Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão para fazer também a imposição da vela.


Oração de benção da garganta:

Ó glorioso São Brás obtende para nós a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta. Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus. Amém.
(Impondo as mãos sobre a assembléia o presidente diz:)
Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.